Notícias

26/06/2020

2º RI de Sete Lagoas registra primeira regularização

Cartório e agentes municipais trabalharam em parceria para concluir o trabalho

Nos últimos meses, os cartórios de Registro de Imóveis precisaram adaptar seus serviços para manter o atendimento de forma eficiente durante a pandemia. Grande parte das atividades, no entanto, foi mantida e começa a gerar resultados. É o caso da primeira regularização fundiária realizada pelo 2º Ofício de Registro de Imóveis de Sete Lagoas, finalizada em apenas dois meses.

Dividido entre as categorias de interesse social e específico, o processo foi responsável por regularizar 400 unidades nos bairros Novo Brasil I e II, no município de Funilândia, na região Central de Minas. Agora, o cartório trabalha no registro dos títulos de legitimação fundiária – sete já foram realizados.

A escrevente Tatiana Pires conta que é uma alegria dar fim às irregularidades. “As pessoas passam a ter direito à propriedade, não somente à posse. E, com isso, os imóveis se valorizam e elas podem usufruir de muitos outros benefícios aos quais não tinham acesso até a regularização”, ressalta.

Para o consultor jurídico do munícipio, Aurélio Nogueira, a população começa a compreender a importância desse trabalho. “A regularização desperta um sentimento de cidadania e de segurança jurídica no que diz respeito ao exercício da propriedade privada”, afirma. “E a serventia atendeu muito bem a todas as solicitações, com rapidez, eficiência, cordialidade e atenção”, acrescenta.

Concluído o primeiro caso com sucesso, a equipe do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Sete Lagoas já se sente mais segura para realizar outros procedimentos, o que deve ocorrer em breve. Tatiana ainda destaca que o apoio que recebeu dos membros do departamento de Regularização Fundiária do CORI-MG foi decisivo para que as dúvidas surgidas enquanto ela orientava o município fossem eliminadas e a entrega fosse bem-sucedida.