Notícias

11/05/2020

RI de Timóteo registra primeira regularização

Atuação conjunta com poder municipal viabilizou o procedimento em Jaguaraçu

Registro de Imóveis de Timóteo celebra a primeira regularização em Jaguaraçu (Foto: Divulgação)

Ocupada há mais de 40 anos, uma área no Centro de Jaguaraçu, município no Leste de Minas, precisou de apenas quatro meses para ser regularizada, graças ao trabalho do Registro de Imóveis de Timóteo. Nesta primeira etapa, foram abertas 667 matrículas e, agora, a prefeitura trabalha na titulação dos proprietários para registro no cartório.

De acordo com Pollyana Rodriguez, titular do Registro de Imóveis de Timóteo, foram feitas reuniões e conversas constantes com a prefeitura durante a condução do processo. “O município se mostrou muito acessível e disposto a colaborar, cumprindo todas as exigências legais de forma célere. Com isso, pudemos atuar na orientação e direcionamento dos trabalhos”, afirma a oficiala.

A registradora destaca que o sucesso da regularização demostra a essencialidade dos serviços dos cartórios para a sociedade, garantindo a proteção à propriedade. E, nesse caso, houve um desafio a mais: há pouco mais de nove meses, Pollyana assumia a serventia e não tinha experiência prática com a Reurb. “O trabalho exigiu muito estudo e dedicação, mas contei com uma equipe de excelência, que trabalha comigo e não mediu esforços para a conclusão das atividades, além do apoio do Luciano, do RI de Inhapim, e da Michely, do RI do Virginópolis”, conta.

O resultado não poderia ser melhor: o cartório registrou a primeira regularização na comarca, em uma área de grande proporção – 457 mil m², abrangendo a região central da cidade. Em breve, outras famílias também poderão ser beneficiadas pela regularização, pois há dois procedimentos em andamento no cartório e previsão de outros dois serem protocolados, envolvendo regiões da cidade de Timóteo.