Atividades desenvolvidas em conjunto pelo cartório e pelo município têm os primeiros resultados positivos
Registro de Imóveis e Prefeitura de Rio Casca comemoram a regularização de imóveis (Foto: Divulgação)
Graças ao trabalho promovido pelo cartório de Registro de Imóveis e pela Prefeitura de Rio Casca, os processos de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) estão evoluindo no município do Sudeste de Minas. Após a titulação de 99 imóveis no bairro Jacarandá, mais 63 propriedades, dessa vez no bairro Céu Azul, foram devidamente matriculadas. Os imóveis foram titulados por regularização de interesse social (Reurb-S), pela legitimação fundiária – utilizada em áreas públicas.
Há ainda outro processo em andamento, que regularizará 107 unidades imobiliárias. “Esse trabalho só está sendo possível graças ao diálogo e à cooperação mantidos com o município, que tem sido informado de seu papel e do impacto social dessa ação”, diz a titular do cartório de Registro de Imóveis de Rio Casca, Anna Marina Alves de Alvarenga Santa Bárbara.
Além das orientações prestadas à equipe jurídica do município, a registradora também entregou aos prefeitos da comarca a 2ª edição da revista do CORI-MG, para reforçar a parceria que deve ser construída entre o poder público e as serventias com o intuito de incentivar o desenvolvimento socioeconômico das cidades.
E a dedicação às atividades não tem contemplado somente os gestores. A titular redigiu uma carta para os moradores explicando o significado da regularização, que será entregue juntamente com os títulos de legitimação fundiária. “Eles precisam entender a importância desse trabalho, que agora há segurança jurídica e que terão acesso a crédito bancário. Espero que essa ação possa alcançar outras pessoas e motive outros municípios a realizarem o procedimento”, conclui.