Notícias

01/10/2019

Outubro Rosa: fique atenta ao seu corpo

CORI-MG apoia campanha de conscientização para prevenir e combater o câncer de mama

Atualmente, o câncer de mama é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo as estatísticas do Globocan 2018, estima-se que 2,1 milhões de novos casos tenham surgido no último ano, com 627 mil óbitos registrados. No país, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) avalia que serão diagnosticados cerca de 60 mil novos casos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres.
 
Não existe uma causa única causa para o surgimento da doença, mas a idade é apontada como um dos principais fatores de risco – quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos.  Obesidade, sedentarismo, primeira menstruação muito cedo, uso de contraceptivos hormonais e fatores genéticos também aumentam a probabilidade de o câncer se desenvolver. 
 
Por isso, o Inca recomenda que mulheres como idades entre 50 e 69 anos tenham acesso à mamografia de rotina a cada dois anos. Quem tem histórico na família deve conversar com um médico para avaliar os riscos e as condutas a serem seguidas.
 
Mas a atenção das mulheres com suas mamas também ajuda na detecção precoce da doença. Se diagnosticada ainda nos estágios iniciais, aumentam as possibilidades de um tratamento menos agressivo e de cura total. É importante frisar que qualquer alteração deve ser sempre investigada. Além do exame clínico das mamas, também podem ser pedidos exames de imagem, como mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. Porém a confirmação do diagnóstico só pode ser feita após a biopsia de um fragmento do nódulo. 
 
Dentre os hábitos que ajudam na prevenção estão a prática de atividade física, a adoção de uma alimentação equilibrada, a não ingestão de bebidas alcoólicas e a não utilização de hormônios sintéticos. Fique atenta aos sinais e sintomas:
 
Aparecimento de caroço indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída e abaulada; 
Surgimento de caroço indolor nas axilas ou pescoço; 
Secreção espontânea cor de sangue ou de água;
Descamação, retração ou vermelhidão do mamilo e da auréola. 
 
Em caso de dúvidas, acesse as informações disponibilizadas pelo site do Inca e procure imediatamente um médico. Previna-se!