O Boletim do CORI-MG já divulgou seis artigos referentes aos requisitos de gestão que serão avaliados no PQTA 2015. Em edições anteriores, foram publicados textos com os temas “Quebrando paradigmas”, “Estratégia”, “Gestão Operacional” e “Pessoas” e “Gestão socioambiental”. Serão, ao todo, oito artigos escritos pela administradora de empresas e diretora da Txai Desenvolvimento, Jaqueline Feltrin*. Confira, nesta edição, artigo sobre o requisito “Gestão de informatização e controle de dados”.
<p center;"="">Gestão de informatização e controle de dados
Cada vez mais o sucesso de uma organização está associado a sua capacidade de identificar, processar e comparar suas informações estratégicas, tanto às relacionadas ao seu ambiente interno como àquelas relacionadas ao ambiente externo, impulsionando-a para melhores resultados.
A gestão da informação e conhecimento prevê que as organizações persigam a inovação tecnológica e compartilhem internamente os conhecimentos adquiridos, modernizando suas tecnologias de produtos e de processos englobando a sinergia entre a informação, comunicação, recursos e conteúdos informativos, visando ao desenvolvimento de estratégias e a estruturação das atividades organizacional.
O sistema de informação para a tomada de decisão compila dados de diversas instâncias e de processos e produz informações de ordem quantitativa e qualitativa permitindo avaliar a evolução dos resultados e o alcance das metas. Essa prática serve para a análise do desempenho e para o gerenciamento dos processos da organização.
Portanto, a gestão da informação implica em mapear informações necessárias, fazer sua coleta, avaliar sua qualidade, proceder seu armazenamento, sua distribuição e acompanhar os resultados de seu uso, permitindo uma tomada decisão segura.
Utilizando-se da inovação tecnológica disponível, ou desenvolvendo de forma específica à organização torna-se uma ferramenta de suporte à gestão permitindo o gerenciamento estratégico de todo o negócio. Possibilita, ainda, a automação de tarefas rotineiras e auxilia no controle das operações. Essa utilização dá ao gestor a capacidade de rapidamente reconhecer, inclusive de forma antecipada, os problemas e fazer o realinhamento e revisão dos processos dentro de seu planejamento, direção e controle.
A tecnologia da informação apoia todos os processos e se bem utilizada é uma ferramenta fundamental para a geração de valor e manter a organização unificada.
Para aprofundar neste assunto, acesse o E-book : http://www.txaidesenvolvimento.com.br/novo/ebooks.php?i=7
*Graduada em Administração de Empresas. Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Melhoria da Qualidade. Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos. Professional Coaching & Self Coaching. Diretora da TXAI Desenvolvimento. Contato: jaque@txaidesenvolvimento.com.br