Notícias

26/03/2019

Desembargador recebe título de cidadão honorário de Minas Gerais

Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Roberto Andrade

Desembargador é homenageado na ALMG com título de cidadão honorário do Estado (Foto: Divulgação)
 
Na última semana, o desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Minas Gerais, em solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A condecoração partiu de um requerimento proposto pelo deputado estadual Roberto Andrade (PSB). 
 
Natural do Rio de Janeiro, o desembargador mudou-se para Minas Gerais em 1987, atuando em diferentes comarcas como promotor de Justiça. Em 1989, ingressou na Magistratura e atuou como juiz em alguns municípios até ser promovido para Belo Horizonte, em 1997. Em 2006, também por merecimento, foi promovido a desembargador. Atualmente, preside a 2ª Câmara Cível do TJMG. 
 
Durante a homenagem, Roberto Andrade reconheceu o trabalho desenvolvido pelo desembargador ao longo dos mais de 30 anos de atuação. “Foi com uma profunda convicção que propus essa outorga do título de cidadão honorário do Estado de Minas Gerais ao desembargador Marcelo Guimarães Rodrigues. Trata-se de um dos nomes mais respeitados da Magistratura mineira e do Direito Público brasileiro, com longo ofício de serviço prestado à sociedade”, afirmou. Também lembrou a atuação conciliadora do homenageado. “O desembargador Marcelo possui indiscutível capacidade de propor e articular soluções institucionais entre os órgãos da Justiça e os serviços extrajudiciais, sempre colocando em primeiro lugar os interesses do povo mineiro”, destacou o parlamentar.
 
O desembargador Marcelo Guimarães disse ser muito grato à Magistratura e, em especial, à Magistratura mineira.  “Tenho alegria de compartilhar o ser e o saber das Minas Gerais, eu me sinto de fato mineiro e hoje tenho a grata felicidade de ter esta certidão de nascimento.” 
 
Participaram da solenidade, o presidente do TJMG, o desembargador Nelson Missias de Morais, magistrados, autoridades da ALMG e representantes das entidades dos notários e registradores de Minas Gerais.