Registrador de Monte Belo participa de debate sobre a atividade cartorária na Câmara Municipal da cidade
A interlocução com o poder público é um dos pontos que o CORI-MG deseja fortalecer neste ano, e os registradores têm papel fundamental na construção dessa ponte. Um bom exemplo vem de Monte Belo: Aflaton Castanheira Maluf, oficial do Registro de Imóveis da cidade, teve a oportunidade de iniciar um diálogo com representantes municipais.
Durante uma sessão na Câmara Municipal, realizada em fevereiro, ele pôde tirar dúvidas dos vereadores e esclarecer algumas questões relacionadas à atividade cartorária. Dentre os assuntos tratados estavam os valores dos serviços prestados pelas serventias e os repasses efetuados: TFJ ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Recompe ao Recivil, Carnê-Leão (IRPF) e ISSQN (Prefeitura).
Aflaton destaca a importância dessa aproximação, especialmente em cidades menores. “É essencial que façamos esse contato, em vista do desconhecimento, há uma série de conceitos errados que são atribuídos à nossa atividade pela população e operadores do poder público.”
Além desse trabalho de conscientização, parcerias também podem ser estabelecidas a partir desse relacionamento mais próximo. No caso de Monte Belo, foi identificada a carência de leis municipais relativas ao condomínio horizontal e chacreamento e Aflaton já se colocou à disposição para trabalhar em conjunto com os vereadores nessa elaboração. “Assim podemos quebrar barreiras e, com o conhecimento levado por cada oficial, teremos um trabalho qualificado e uma classe mais fortalecida. Não podemos mais ficar só atrás do balcão, isso pertence ao passado ”.