Notícias

09/01/2019

Estreia bem-sucedida

Na primeira participação, cartório de Barbacena é reconhecido pelo PQTA

Serventia comemora sua primeira premiação no PQTA (Foto: Divulgação Anoreg/BR)
 
O 1º Ofício de Registro de Imóveis de Barbacena teve uma grata surpresa durante a entrega do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR 2018 (PQTA). Participando pela primeira vez da premiação, a serventia foi reconhecida na categoria Ouro – quando o cartório cumpre de 85% a 94% das iniciativas auditadas.
 
O oficial Rafael Del-Fraro Rabêlo conta que o resultado se deve ao fato de o cartório ter reservado um tempo para planejar suas ações. “Estabelecemos padrões para a execução das tarefas. Isso nos possibilitou evitar erros e prestar um serviço mais eficiente.” Em paralelo, Rafael participou do projeto Lapidando Diamantes e contou com o apoio de uma consultoria para acompanhar a implantação de um sistema de qualidade no cartório.
 
Os gestores e colaboradores também contribuíram diretamente para as melhorias, por meio do aprimoramento de processos internos. Isso se refletiu no aumento da satisfação dos usuários. “A sociedade exige um serviço rápido e de qualidade, o que se alcança mais facilmente quando se domina as ferramentas de gestão. A qualificação dos cartórios é uma questão emergencial e inescapável.” 
 
Rafael nota que os registradores de imóveis têm estado mais atentos a essas questões nos últimos anos. “Há uma movimentação em favor dos usuários, que busca melhorar a qualidade do serviço prestado”, afirma. O oficial destaca que, aliado a isso, por meio de projetos socioambientais, os cartórios também despertaram para a necessidade de zelar pelo bem-estar das comunidades vizinhas, outro ponto positivo.
 
A partir de agora, a serventia pretende buscar outras certificações, como a NBR 15.906 – exclusiva para cartórios – e a ISO 9001, que referenda procedimentos adotados internamente. Ainda de acordo com o oficial, o reconhecimento alcançado por meio das certificações reforça a credibilidade perante a sociedade. “Dedicar-se à gestão pode ser difícil para quem está acostumado a lidar somente com leis, mas, à medida que os bons resultados aparecem, a motivação cresce e a adaptação se torna mais natural”, conclui.