Crianças e adolescentes se preparam para encenar a história infantil do pequeno príncipe (Foto: Divulgação)
Cerca de 200 artistas estarão em cena este mês no Espaço Fernando Sabino, na Universidade Federal de Viçosa (MG). A 38ª edição do Festival promovido pelo Núcleo de Arte e Dança promete, mais uma vez, encantar o público com muita arte, dança e uma história que faz parte do imaginário de muitas gerações no Brasil e no mundo inteiro. "O Pequeno Príncipe", a história contada na obra clássica do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry será levada ao palco num espetáculo que promete emocionar pela sua poesia e filosofia. Além da clássica história do livro o espetáculo também se inspira no filme O Pequeno Príncipe (2015), do diretor Mark Osbome.
Este ano mais um elemento se junta à dança e ao teatro no roteiro: a música. Músicos convidados da Banda Perifonia, sob direção de Thomas Medeiros farão uma participação especial. Neste espetáculo o público será novamente convidado a uma viagem acompanhada por personagens marcados pelo amor, a amizade, a coragem e a generosidade. Embora seja um livro voltado para o público infantil, "O Pequeno Príncipe" cativa adultos do mundo todo por conta de suas lições e suas mensagens.
Pequenos bailarinos e profissionais do Ballet Clássico e Jazz do Núcleo, alunos dos projetos socioculturais
Passos Para um Futuro e VOAR estão em uma intensa preparação desde que conheceram a história a qual darão vida. Os pequenos grandes artistas estão tendo também uma preparação teatral para viver seus personagens no espetáculo.
Para a professora Mara Gonçalves, que assina a direção teatral do espetáculo "o maior desafio vai ser contar essa história sem usar a voz, somente através dos gestos e do corpo e com as danças que transmitem a emoção de cada momento".
Além das turmas e o Perifonia, o espetáculo contará com participação de solistas dos Grupos Juniores e Êxtase, apresentando obras de ballet clássico mundial, bailarinos e atores convidados. A criação do ambiente e das vestimentas ficou a cargo de dois veteranos dos espetáculos, quem assina a criação dos figurinos é Maria José Lemos e a cenografia está mais uma vez a cargo de Jarbas Nogueira.
O Festival do Núcleo acontecerá de 23 a 25 de novembro no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino com direção Geral de Patrícia Lima e Kátia Vitalino, direção artística do maitre Reynaldo Muniz, direção teatral de Mara Gonçalves em uma realização do MinC, Núcleo e Instituto ASAS com promoção de PEC – DAC UFV, incentivo cultural da Haskell, Amantino Supermercado, Metalsider, SERJUS – Anoreg, CORI – MG e Roberto Andrade e apoio cultural do Colégio Anglo, Jornal da Folha da Mata e Secretaria de Cultura Patrimônio Histórico e Esportes da PMV.
Fonte: Assessoria de imprensa