Notícias

27/08/2018

Lazer e aprendizado pela dança

Iniciativa em Viçosa provoca mudanças para além do ambiente escolar

Duas vezes por semana, um grupo de crianças tem um encontro marcado após o período de estudo. Às terças e quintas, a turma se reúne para participar das aulas de dança no Centro Educacional Doutor Januário Fontes, na região central de Viçosa. A atividade é parte do projeto Passos para um futuro, idealizado pelo deputado estadual Roberto Andrade (PTN).  
 
Crianças em aula do projeto (Foto: Divulgação)
 
Thalles da Silva Martins Liberato, de 11 anos, é uma dessas crianças. Aluno desde o início deste ano, o garoto adicionou mais essa atividade à rotina. Quem o acompanha nesse dia a dia corrido é a avó, Maria das Graças Liberato. Entre as aulas de Libras – Thalles é surdo –, consultas médicas, passeios e escola, o menino encontrou tempo para frequentar também as aulas de dança. Sempre com a avó por perto, claro. “Deixo participar, não posso prendê-lo em casa, apesar de muitas vezes estar cansada para acompanhar o ritmo”, conta. 
 
Mas ela ressalta: primeiro as obrigações, depois as brincadeiras. Os deveres da escola e a arrumação da casa não podem ser ignorados. “Cobro para que no futuro ele saiba se virar sozinho.” 
 
Hoje já aposentada, Maria das Graças confessa que cogitou vetar as aulas de dança. “Queria ter tirado, por causa das dificuldades, da semana corrida. Mas mesmo ocupada, cedi.” Thalles ainda tenta convencer a avó a percorrer sozinho os 30 minutos que o separam da escola. Protetora, ela não deixa.
 
A avó conta que o neto participa de tudo com a maior alegria. “É um menino inteligente, todos os colegas gostam muito dele. É bastante enturmado.” 
 
Estímulo não falta à vida de Thalles e é assim com os demais estudantes do Centro. Segundo a diretora Márcia Elizabeth Teixeira Andrade, o impacto das atividades ali realizadas no cotidiano das crianças é enorme.  “As aulas contribuem para a disciplina e a concentração dentro e fora de sala”, diz. No caso de Thalles, a disposição era tão grande que a professora de Libras estendeu seu horário na escola para ele acompanhar as aulas. 
 
São cinco anos à frente do Centro, que só cresceu desde que ela assumiu a direção do projeto. Hoje, há turmas iniciantes e avançadas, realizando apresentações em festivais importantes no país. A diretora explica que é desenvolvido um trabalho social com as crianças. “Eles deixam de ir para a rua e se envolver com práticas perigosas”, ressalta. No Passos para um futuro, os estudantes podem optar pela dança urbana ou ballet. 
 
Muitos alunos do Centro residem em áreas periféricas, que oferecem pouca ou nenhuma oportunidade de lazer. Márcia conta que, por isso, há uma grande procura pelas atividades. No entanto, não há espaço suficiente para atender uma demanda maior. A vontade da diretora é ampliar a capacidade para que mais crianças sejam beneficiadas. Atualmente, são 200 participantes, mas o desejo é triplicar esse número. 
 
Como apoiar
O CORI-MG é um dos parceiros do projeto Passos para um futuro e convida a todos os registradores para também contribuírem com a iniciativa. A doação pode ser feita por meio da Lei Rouanet. Os interessados podem destinar até 6% do imposto de renda devido e, posteriormente, deduzir 100% do valor doado.
 
Todas as informações podem ser obtidas pelo e-mail patricia@nucleoad.com ou pelo telefone (31) 99125-9400. Não deixe de contribuir com o projeto!