Notícias

27/02/2025

160 famílias de Pedra Azul receberam títulos de propriedade em evento de regularização fundiária 

O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, contou com a presença de autoridades e reforçou a importância da Regularização Fundiária para garantir dignidade e segurança jurídica aos moradores.

Na noite de ontem, o Ginásio Dener da Cunha Peixoto, em Pedra Azul, região Nordeste de Minas Gerais, foi palco da 3ª Cerimônia de Entrega de Títulos de Propriedade, promovida pela Prefeitura Municipal. O evento representou um marco na vida de mais de 160 famílias contempladas, que finalmente obtiveram o registro oficial de seus imóveis, garantindo segurança jurídica e novas oportunidades econômicas.

A cerimônia contou com a presença do prefeito de Pedra Azul, Márcio Souto; da diretora de Regularização Fundiária Urbana do município, Bruna Vieira Souto; do prefeito de Bandeira e presidente da Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha, Sidnei Alves dos Santos; e do oficial interino do Registro de Imóveis de Pedra Azul, Pedro Nazaré de Mendonça, além de vereadores, moradores e outras autoridades locais. Também esteve presente o registrador de imóveis de Almenara-MG, Jeferson Pinto da Silva, que representou o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG) em nome do presidente, Flávio Augusto.

Para o município, a entrega desses títulos imobiliários é fundamental para garantir dignidade aos moradores, além de facilitar o acesso a créditos, financiamentos e programas habitacionais, promovendo também a valorização imobiliária de suas residências.

Em depoimento, o prefeito Márcio Souto destacou a importância da entrega dos registros de imóveis às famílias pedrazulenses: Com este ato de entrega de títulos, trouxemos mais dignidade e sensação de pertencimento a essas pessoas. Além disso, fomentamos a economia, proporcionando condições de financiamento para que elas possam realmente construir e reformar suas casas, afirmou.

Compromisso do CORI-MG com a regularização fundiária

O registrador Jeferson Pinto da Silva ressaltou a importância do trabalho conjunto entre o Registro de Imóveis, a Prefeitura de Pedra Azul e demais órgãos para que a legalização das propriedades ocorra de forma eficiente, garantindo mais dignidade e segurança para milhares de famílias.

Além disso, ele destacou a importância da presença do CORI-MG no evento, ressaltando sua representatividade e compromisso com a regularização fundiária no estado: A participação do CORI-MG é essencial para demonstrar o quão importante para a classe é a concretização da Reurb em cada canto de Minas Gerais. E, assim, demonstrar a força empenhada pelos registradores de imóveis mineiros em busca da regularização imobiliária, afirmou.

O CORI-MG parabeniza as famílias de Pedra Azul pela conquista de seus títulos de propriedade, um passo essencial para a segurança e estabilidade de seus lares. Também reconhece o empenho da Prefeitura Municipal e de todos os envolvidos no processo de regularização fundiária, que, por meio do trabalho conjunto, garantiram mais dignidade e oportunidades para a população.

Que essa iniciativa inspire outros municípios a seguir pelo caminho da legalização e do desenvolvimento social. Como destacou Jeferson Pinto da Silva: Esta entrega demonstra que estamos no caminho certo. Saímos renovados ao ver a alegria contagiante em cada rosto e a boa energia de um sonho alcançado pelos moradores do núcleo regularizado”, diz.