Notícias

27/10/2017

Evento em Governador Valadares aproxima registradores e advogados da região

Representantes do CORI-MG descreveram prática do trabalho nos cartórios

Auditório lotado para o evento (Foto: Divulgação)
 
Nos dias 24 e 25 de outubro, Governador Valadares foi sede do 1º Simpósio de Direito Imobiliário, Cartorário e Registral. Realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Governador Valadares (OAB/GV), em parceria com o CORI-MG, o evento reuniu cerca de 150 advogados, tabeliães, escreventes, corretores e estudantes da região para discutir questões práticas relacionadas ao registro de imóveis.
 
Na abertura do evento, Marcelo Couto, oficial de Registro de Imóveis de Tarumirim/MG e tesoureiro do CORI-MG, abordou as recentes mudanças relativas ao direito de laje e a usucapião extrajudicial, trazidas pela Lei nº 13.465. Na sequência, Michely Freire, oficiala de Registro de Imóveis de Virginópolis/MG, falou sobre os cuidados para evitar um formal de partilha não registrável.
 
No segundo dia, outras três palestras foram realizadas. Adrualdo Monte Alves Neto, advogado especialista em Direito Imobiliário e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/GV, mostrou quais os riscos de uma “subavaliação” das operações imobiliárias. O escrevente administrativo do 2º Registro de Imóveis de Governador Valadares, Diego D’Angelo Wantuil Papi, listou as funcionalidades da Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais (CRI-MG). Jacinta Costa, oficiala do 2º Registro de Imóveis de Governador Valadares, por sua vez, apresentou as condições para que haja uma constituição efetiva do Direito Real.
 
Jacinta destacou que é a primeira vez que um evento como esse é realizado na região. “Foi uma ótima oportunidade de aproximar os advogados e membros do Judiciário do serviço realizado pelos cartórios. Mostramos como a nova lei será aplicada e nosso papel na desjudicialização dos processos.”
 
Da esquerda para a direita: Jacinta Costa, Michely Freire, Diego D'Angelo, Marcelo Couto e Adrualdo Neto (Foto: Divulgação)