Notícias

02/12/2016

CORI-MG participa da 7ª Reunião do Comitê Gestor da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados, em Brasília/DF

Desde que foi criada, em abril deste ano, a Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados já realizou sete reuniões do Comitê Gestor e Grupo de Desenvolvedores Técnicos. O último encontro aconteceu na segunda-feira, dia 28/11, em Brasília/DF, com a presença de representantes dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal. O gerente de Tecnologia da Informação do CORI-MG, Guilherme Soares, participou da reunião, representando a Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais (CRI-MG).

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, que também preside o Comitê Gestor. De 10 às 16 horas, representantes das centrais que aderiram ao Portal de Integração dos Registradores de Imóveis Brasileiros – www.registradoresbr.org.br – debateram a padronização dos serviços oferecidos, a possibilidade de uniformização dos valores praticados pelas centrais, a disponibilização gratuita de software básico desenvolvido pela ARISP/IRIB à pequenas serventias de todo o país, entre outros temas.

A interoperabilidade entre as centrais em funcionamento também fez parte da pauta da reunião. Grupo formado pelos técnicos responsáveis pelas centrais está desenvolvendo manual de operação que definirá os padrões de comunicação entre as diferentes plataformas. Atualmente, estão em atividade centrais de 12 unidades da federação e, em breve, outras seis devem entrar em funcionamento.

Fonte: IRIB, com alterações.