Antes mesmo de completar dois anos de sua fundação, o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais celebra o cumprimento de uma de suas metas: associar todos os registradores imobiliários mineiros. O presidente da instituição, Francisco José Rezende dos Santos, concedeu entrevista, na qual destacou que o sucesso dos resultados é fruto de um excelente trabalho que vem sendo feito pela diretoria e pelos colaboradores.
A meta de associar todos os cartórios do Estado de Minas Gerais foi cumprida em menos de dois anos de existência do CORI-MG. Essa era a expectativa? Que avaliação o senhor faz, enquanto presidente?
Realmente cumprimos a meta como havíamos proposto quando da fundação do CORI. Hoje 100% dos cartórios de Minas Gerais são associados. É o único caso que conheço no Brasil, de união da classe em torno da sua representação e de seus objetivos. Acho que o trabalho dedicado, sério, transparente e de muita efetividade de todos os diretores, juntamente com a dedicação dos nossos funcionários, que são poucos, mas muito abnegados, fez a diferença neste início de existência do Colégio.
Isso aliado à necessidade de implantação do Registro Eletrônico, mais o trabalho dos colegas com os diversos departamentos criados, junto com a elaboração de súmulas, para a orientação dos registradores sobre assuntos que buscam a melhoria dos serviços, e visando à uniformização dos atos registrais imobiliários. Destaco ainda os Congressos realizados e, finalmente, a elaboração de checklists, que orientam os registros, têm mostrado aos registradores mineiros que o Colégio é um órgão de muita valia para todos.
Qual é a importância de todos os Registros de Imóveis do Estado de Minas Gerais serem associados ao CORI-MG?
Todos sabemos que a união faz a força. No nosso caso, faz mais ainda, pois a associação da totalidade dos registradores mineiros em torno de sua entidade de classe é uma prova da confiança de todos no trabalho da diretoria, que não tem medido esforços para cumprir os objetivos planejados quando da criação do Colégio.
Portanto, a representação é muito importante, mas mais ainda é muito importante o registrador mineiro saber que existe uma representação que dialoga com todos os órgãos públicos, especialmente a Corregedoria de Justiça, que tem a missão de fiscalizar nossos serviços, representação esta que se faz presente a todas as demandas dos registradores, e que neste curto período de existência tem dado provas da responsabilidade que tem como órgão associativo.
Agora que o CORI-MG representa todos os registradores imobiliários mineiros, quais são as metas e objetivos?
Terminar a implementação do Registro Eletrônico, promover mais ainda a integração dos registradores, defender a autonomia dos registradores e suas prerrogativas constitucionais, e incentivar os registradores a cada vez mais prestarem um serviço exemplar, com agilidade e segurança, para que atinjamos o ideal de um bom trabalho prestado à população.
Fonte: CORI-MG