Notícias

24/03/2016

CORI e TJMG lançam Central Eletrônica de Registro de Imóveis em Minas Gerais

O Colégio de Registro Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG), juntamente com o Tribunal de Justiça do Estado (TJMG), lançou, no dia 18 de março, a Central Eletrônica de Registro de Imóveis de Minas Gerais (CRI-MG). No evento, ocorrido na Corregedoria do TJMG, foi apresentada a implantação de um sistema único na internet, que visa integrar todos os cartórios, bem como armazenar, concentrar e disponibilizar informações sobre os registros imobiliários do estado.

A solenidade,  presidida pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos, reuniu autoridades e cartorários. Na ocasião, a desembargadora Márcia Maria Milanez, chefe de gabinete da ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora nacional de Justiça, Nancy Andrighi, recebeu a medalha de Mérito Desembargador Ruy Gouthier de Vilhena, em nome da magistrada, que não pôde comparecer à cerimônia.

Regulamentado pelo Provimento da Corregedoria Nacional de Justiça nº 47/2015, e pelo Provimento nº 317/2016 do TJMG, a CRI-MG consiste em uma plataforma na internet, onde os usuários podem acessar todos os serviços nos cartórios de Registro de Imóveis do estado. A Central permite localizar e solicitar certidões e registros de propriedades e imóveis, além dos históricos e outras informações que estão unificadas neste canal. "Talvez seja esse o trabalho mais importante da Corregedoria, do CORI-MG, da Associação dos Notários e Registradores de Minas Gerais (Serjus/Anoreg-MG) e de todos os cartórios de notários registradores de Minas Gerais. É uma plataforma que facilita a vida do cidadão. Tudo que ele possa precisar [de um cartório de registro de imóveis] pode ser feito por meio eletrônico, de uma forma mais segura e mais rápida," ressaltou  o desembargador Antônio Sérvulo dos Santos.

Para o usuário, as vantagens da implementação do sistema são várias: “os compradores podem ter acesso a uma série de serviços e ferramentas, facilitando os procedimentos a todos os interessados, proprietários, órgãos públicos,empresas, poder judiciário”, destacou o oficial do 1º RIBH, Fernando Pereira do Nascimento, também vice-presidente do CORI-MG.

Com o sistema, é possível consultar o registro de um imóvel de qualquer lugar de Minas Gerais, sem precisar ir até o cartório. Transações imobiliárias podem ser agilizadas, uma vez que será possível fazer todo o procedimento de registro via eletrônica. O acesso fácil a ordens judiciais, ônus e gravames sobre os imóveis também trará ao cidadão mais confiança e segurança ao realizar negócios imobiliários. Em suma, amplia-se o fluxo de documentos e informações de interesse público. Com a emissão de certidões eletrônicas, evita-se, ainda, a impressão desnecessária em papel. Em um futuro próximo, as Centrais Estaduais vão se conectar, formando uma grande rede dos cartórios de registro de imóveis do Brasil.

Fonte: CORI-MG