Notícias

19/08/2021

[Boas práticas] Valor agregado: RI de Pouso Alegre busca entregar o que a população valoriza

Matrícula com imagem aérea e setor de Engenharia mostram preocupação do cartório com a segurança jurídica e a democratização da informação

O Registro de Imóveis de Pouso Alegre tem como missão simplificar o exercício do direito de propriedade e está em busca constante por inovações que façam com que o cidadão consiga perceber o valor do serviço prestado pelo cartório como algo que lhe é útil, desejado, importante, que tem real valor, e não apenas uma burocracia exigida pela Lei.

Com esta visão, a titular Lívia Carvalho e o substituto Fabiano Lanini criaram, quando ainda estavam na comarca de Bueno Brandão, a matrícula com imagem aérea. “Mesmo o cidadão mais simples, que não saiba ler, consegue pegar a certidão colorida de uma matrícula com imagem aérea, e entender que aquele é mesmo o seu imóvel, onde ele começa e onde termina. Ele consegue enxergar valor naquele documento, sabe que se um vizinho quiser mudar a cerca de lugar, ele vai ter um documento claro com o qual possa comprovar os limites de sua propriedade.” destaca Fabiano.

“Notamos como a matrícula com imagem aérea aumentou a percepção de valor dos serviços do cartório. Um cidadão que regularizava sua propriedade, mostrava a sua certidão colorida para seu vizinho e este logo dizia: Eu quero uma assim também! E isso fez crescer bastante a demanda por serviços de retificação, estremação e outras formas de regularização” complementa Fabiano.

Em Bueno Brandão, a auditoria dos trabalhos topográficos para geração da imagem aérea era feita pelo próprio substituto Fabiano. Já em Pouso Alegre, para atender à demanda maior, foi criado um setor de Engenharia, não só para garantir que os trabalhos topográficos estejam corretos, mas também para orientar as partes na resolução de situações complexas.

“Hoje temos uma equipe com dois engenheiros formados e três estagiários, capaz de atender os profissionais técnicos e encontrar em conjunto soluções legais para situações complexas. Com isso, imóveis que estavam muitas vezes há décadas pendentes de regularização, voltam para o mercado, estimulando a economia. Já tivemos relatos de grandes construtoras informando que deixam de investir em outras cidades para investir em Pouso Alegre, pelo fato do cartório daqui encontrar soluções viáveis para a regularização dos empreendimentos.” destaca a Oficial Lívia Carvalho.

Quer saber mais sobre essa iniciativa? Entre em contato com o Registro de Imóveis de Pouso Alegre pelo e-mail contato@ripousoalegre.com.br.