Vergonha e desconhecimento ainda impedem que muitos homens detectem a doença no estágio inicial
O câncer de próstata ainda é um assunto evitado pelos homens, embora seja o segundo tipo da doença que mais afeta o grupo – o primeiro é o câncer de pele.
Segundo o
Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 75% dos casos de câncer de próstata no mundo se manifestam a partir dos 65 anos. Em sua fase inicial, poucos sintomas podem ser diagnosticados. Por isso, é importante ficar atento a alguns deles:
• Dificuldade de urinar;
• Demora para começar e terminar de urinar;
• Sangue na urina;
• Diminuição do jato de urina;
• Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Outros fatores também devem ser observados. Homens com mais de 55 anos têm maior chance de apresentar a doença. Se há histórico na família ou excesso de peso, o risco aumenta.
A prevenção pode ser realizada com a adoção de alguns hábitos simples: redução do consumo de bebidas alcóolicas; interrupção do hábito de fumar; prática de atividade física; alimentação saudável; manutenção de peso corporal equilibrado e realização de exames periódicos são indicados.
O exame de toque retal e a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) também devem realizados periodicamente, mas somente a biópsia confirmará a doença.
Oriente-se e, se notar qualquer incômodo, consulte um urologista.