Notícias

13/01/2020

Primeiras conquistas

RI de Brazópolis é premiado pela primeira vez no PQTA 2019

Registrador e colaboradores celebram bom desempenho na estreia no PQTA 2019 (Foto: arquivo pessoal)
 
O Registro de Imóveis de Brazópolis, na região Sudeste de Minas, teve uma estreia mais do que especial no Prêmio de Qualidade Total Anoreg (PQTA). Inscrita pela primeira vez na disputa, a serventia foi reconhecida na faixa Ouro e uma das finalistas da categoria Inovação. “Ficamos muito felizes com a premiação alcançada. Apesar de não termos conseguimos o prêmio de Inovação, ficamos muito lisonjeados com o destaque dado para nossas práticas”, afirma o titular Rafael D`Ávila Barros Pereira. 
 
As práticas às quais ele se refere são a implantação de um software para análise de matrículas com indício de irregularidade fundiária e a contratação de colaboradores mediante concurso público. As mudanças, contudo, não se restringiram a essas áreas, mas são parte de uma política de qualidade implantada recentemente que tem transformado o cotidiano do cartório. “Não se pode mais pensar a atividade dissociada de práticas de boa gestão. Todos os setores evoluíram e não podemos ficar para trás.” 
 
Segundo o titular, os impactos podem ser vistos dentro e fora da serventia. Graças aos controles adotados, erros em procedimentos foram praticamente eliminados. A organização, por sua vez, tornou a prestação de serviços mais rápida para os usuários.  
 
O registrador explica que os bons resultados também são fruto do empenho da equipe de colaboradores e da experiência adquirida com o Lapidando Diamantes, curso oferecido pelo CORI-MG em parceria com a Txai Desenvolvimento. “Depois do treinamento, pusemos no ar o site da serventia e aperfeiçoamos a parte estrutural e de atendimento, de modo a garantir plena satisfação aos usuários”, diz. 
 
A mesma preocupação já começa a se espalhar para outros cartórios do Estado. Em 2019, o número de participantes mineiros no PQTA foi recorde, com 19 inscritos – atrás apenas de Goiás, com 21, e São Paulo, com 25. “Os titulares perceberam a necessidade de evoluir e prestar um serviço melhor, mais ágil e com mais qualidade. Isso fortalece a atividade notarial e registral no Brasil e propicia um aumento na confiança em nossos serviços”, conclui o titular.