Cartórios devem conferir a arrecadação cadastrada no sistema antes da emissão dos boletos
A partir dos valores informados pelos cartórios mineiros ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o CORI-MG irá atualizar a base de cálculo da contribuição associativa. Com isso, os boletos que serão emitidos de fevereiro a julho de 2025 terão como referência o valor disponível para consulta no Justiça Aberta, relativo ao 2º semestre de 2024.
Mas é preciso ficar atento, pois a contribuição associativa utiliza como base os valores médios líquidos de arrecadação – sem Recompe, TFJ e ISSQN.
Passo a passo sobre como atualizar
A atualização deve ser feita diretamente pelo oficial na Área do Associado.
Primeiro, acesse sua conta com login e senha. Depois clique no seu nome, localizado no canto superior direito, e selecione “Editar dados”.
Encontre o campo “Receita média do cartório no último semestre” e insira o valor médio mensal da arrecadação líquida entre julho e dezembro de 2024. Atenção: insira o valor correspondente a um único mês, não ao semestre inteiro.
Após salvar a alteração, informe a atualização ao CORI-MG pelo e-mail tasso@corimg.org.
Os boletos atualizados serão emitidos no dia 7 de fevereiro, exclusivamente para os cartórios associados. Interinos não precisam realizar nenhuma atualização, pois o valor da contribuição já é calculado com base no teto de recebimento mensal dos oficiais.
Informações complementares
Se o cartório não informar o valor líquido mensal até o prazo estipulado, o CORI-MG considerará os dados disponíveis no CNJ. Caso seja necessário corrigir a base de cálculo após a emissão do boleto, a serventia deverá enviar um e-mail para secretaria@corimg.org, informando a arrecadação líquida do 2º semestre de 2024 e solicitando um novo boleto.