Edição Nº 40 – ANO I – Belo Horizonte, 02 de Dezembro de 2016
|
|
|
Registros de Imóveis de Minas Gerais são premiados no PQTA da Anoreg-BR
Auditar e premiar os serviços notariais e de registro de todo o país que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional da serventia e na prestação de serviços aos usuários. Esse é o objetivo da Associação de Notários e Registradores do Brasil, que promove, anualmente, o Prêmio de Qualidade Total da Anoreg-BR (PQTA). A cerimônia deste ano aconteceu em Maceió/AL, no final da 18ª edição do Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro. Ao todo, foram premiados 106 cartórios, sendo que os Registros de Imóveis e as serventias que abrangem a especialidade totalizaram 55. Em Minas Gerais, os agraciados foram o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte (Fernando Pereira do Nascimento), os 1º e o 2º Ofício de Registro de Imóveis de Montes Claros (Rosiane Rodrigues Vieira e Daniele Alves Rizzo) e o Cartório de Registro de Imóveis de Cruzília (Juliano Paciello Alves). Os premiados da noite receberam um troféu nas categorias Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa, além do certificado de premiação correspondente e um dossiê que incluiu o Relatório de Avaliação elaborado pela APCER Brasil, com a conclusão geral da auditoria e a indicação de oportunidades de melhoria…
|
|
CORI-MG participa da 7ª Reunião do Comitê Gestor da Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados, em Brasília/DF
Desde que foi criada, em abril deste ano, a Coordenação Nacional das Centrais de Serviços Eletrônicos Compartilhados já realizou sete reuniões do Comitê Gestor e Grupo de Desenvolvedores Técnicos. O último encontro aconteceu na segunda-feira, dia 28/11, em Brasília/DF, com a presença de representantes dos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal. O gerente de Tecnologia da Informação do CORI-MG, Guilherme Soares, participou da reunião, representando a Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado de Minas Gerais (CRI-MG). Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do IRIB, João Pedro Lamana Paiva, que também preside o Comitê Gestor. De 10 às 16 horas, representantes das centrais que aderiram ao Portal de Integração dos Registradores de Imóveis Brasileiros – www.registradoresbr.org.br – debateram a padronização dos serviços oferecidos, a possibilidade de uniformização dos valores praticados pelas centrais, a disponibilização gratuita de software básico desenvolvido pela ARISP/IRIB à pequenas serventias de todo o país, entre outros temas…
|
|
Audiência pública em Bonfinópolis de Minas discute sobre o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário (SEDA) promoveu, na cidade de Bonfinópolis de Minas/MG, no dia 23 de novembro, audiência pública sobre o Programa Estadual de Regularização Fundiária Rural. O oficial do Registro de Imóveis de Bonfinópolis de Minas, Matheus Campolina Moreira, representou o CORI-MG. A audiência contou com a participação do secretário da SEDA, Neivaldo Lima; do prefeito Municipal, Donizete Antonio dos Santos; do presidente da Câmara Municipal de Bonfinópolis, Reginaldo Palma Bezerra; do presidente da Emater, Argileu Martins da Silva; de representantes de entidades sindicais, além de outras autoridades…
|
|
|
Parceria entre CORI-MG e Coopnore beneficia registradores mineiros
Como iniciativa de vários tabeliães e registradores, foi fundada, em 2005, a Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore). Dois anos após a inauguração da sede na cidade de Porto Alegre/RS, o Banco Central (Bacen) autorizou a operação também no Estado de Santa Catarina. Em setembro de 2008, foi inaugurada a agência em Florianópolis/SC. Com duas agências em operação no Sul do país, a Coopnore deu início a um processo junto ao Bacen, com o objetivo de operar também nas principais capitais do país: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. A autorização foi concedida em 2015, ano de inauguração das agências em Belo Horizonte e Rio de Janeiro e, logo depois, em 2016, a agência São Paulo…
|
|
CORI-MG e SERAC firmam convênio com condições especiais para os associados
Os registradores de imóveis do Estado de Minas Gerais poderão contar com tarifas diferenciadas nos serviços de Contabilidade Trabalhista e Contabilidade Tributária. O benefício é fruto de um convênio firmado entre o CORI-MG e o SERAC – Contabilidade para cartórios. As condições, a qualidade, a experiência da empresa na prestação de serviços e os valores oferecidos foram avaliados de forma cautelosa pela diretoria do Colégio. Os serviços a serem prestados são modulares, ou seja, podem ser adquiridos individualmente ou em conjunto. Dentro da Contabilidade Trabalhista, pode ser adquirido o serviço de Execução de Folha de Pagamentos, com obrigações mensais (elaboração de folha de pagamentos; emissão de recibos de pagamentos, cálculo de GPS, GFIP etc), anuais (elaboração de RAIS, DIRF e de informe de rendimentos) e eventuais (emissão de recibo de férias, admissão de empregados, cadastro de admitidos e demitidos etc)…
|
|
|
|
|
Contato Eventos Associe-se |
|
EXPEDIENTE – BOLETIM ELETRÔNICO DO CORI-MG Publicação eletrônica do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais
Diretoria Francisco José Rezende dos Santos (presidente), Fernando Pereira do Nascimento (vice-presidente), Danilo de Assis Faria (secretário geral), Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (tesoureiro).
Conselho Fiscal Rafael Del-Fraro Rabêlo, Humberto Gomes do Amaral, José Celso Vilela de Oliveira.
Conselho Deliberativo Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa, Vander Zambeli Vale, Ari Álvares Pires Neto, Lilian Maria Gomes de Oliveira.
Produção editorial e gráfica Part Comunicação
Nota de responsabilidade O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo. As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do CORI-MG e dos editores deste informativo. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Direitos de reprodução As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.
|