Notícias

26/08/2015

Departamento de Registro Eletrônico, Informática e Site

Nesta edição, o entrevistado é o coordenador do Departamento de Registro Eletrônico, Informática e Site e registrador de imóveis em Nova Lima/MG, Cláudio Barroso Ribeiro, que destaca a importância e os desafios do departamento.

 

Qual é a missão do Departamento de Registro Eletrônico, Informática e Site?

A missão do Departamento é manter o CORI-MG e os associados atualizados em relação à modernização e à informatização das serventias. As exigências da Corregedoria e também do CNJ são cada vez maiores, como o selo eletrônico, a central de indisponibilidade e, agora, o registro eletrônico, somente para citar algumas. Para atender a tudo isso, a informatização é praticamente obrigatória.

Qual é a importância e quais são os principais desafios do departamento?

O principal desafio, no momento, dos registradores de imóveis é cumprir o que está previsto no Provimento nº 47 do CNJ. Sendo este o maior desafio dos associados para este ano na área de informática, da mesma forma será para o CORI, que vem incentivando e conscientizando os registradores da necessidade da informatização da serventia o quanto antes.

O Boletim Eletrônico do CORI-MG é um dos serviços do departamento. Qual é a importância deste canal com os associados?

Com o Boletim, queremos manter os associados atualizados, principalmente aqueles que não têm o hábito ou tempo para acessar o site. O Boletim é encaminhado a todos, automaticamente e independentemente de ter acessado o site. Quem não é associado, também pode inscrever-se para recebê-lo.

 

Em breve, o CORI-MG terá novo portal. Qual é a expectativa deste novo serviço para os associados?

O objetivo é que o site seja a primeira fonte de pesquisa que o associado use quando for buscar qualquer matéria. Todas atividades desenvolvidas pelo CORI, seja pela Diretoria ou pelos associados, serão divulgadas no portal. Todos materiais produzidos pelos diversos departamentos estarão lá, como as “check lists”  e os enunciados.

Os cartórios mineiros estão prontos para operar de forma eletrônica e integrada?

Não tenho informação sobre todos os Registros de Imóveis do Estado de Minas Gerais. As pessoas, com quem tenho mais contato, estão se preparando. Algumas já estão prontas para atender as exigências do CNJ.

Qual tem sido o papel do CORI-MG para a efetivação do registro eletrônico no Estado?

O CORI tem trabalhado na conscientização sobre a necessidade de informatização das serventias. O assunto é recorrente em todas as reuniões. O primeiro seminário promovido pelo CORI, em Belo Horizonte, no mês de outubro de 2014, foi sobre registro eletrônico e central nacional de indisponibilidade, dada a urgência e a importância da matéria na época. O assunto é atual e urgente. Quem não começou a se preparar, no meu ponto de vista, já está atrasado.