Notícias

13/08/2015

CORI-MG divulga o quarto artigo sobre critérios de avaliação do PQTA 2015

O Boletim do CORI-MG já divulgou três artigos referentes aos requisitos de gestão que serão avaliados no PQTA 2015. Em edições anteriores, foram publicados textos com os temas “Quebrando paradigmas”, “Estratégia” e “Gestão Operacional”. Serão, ao todo, oito artigos escritos pela administradora de empresas e diretora da Txai Desenvolvimento, Jaqueline Feltrin*. Confira, nesta edição, artigo sobre o requisito ‘Pessoas.

 

 

Pessoas: A chave para desenvolver  as organizações

 

O processo de desenvolver pessoas está intimamente ligado com a educação. Educar vem do latim educare, que significa extrair, trazer, arrancar. Em outras palavras, significa trazer à tona o melhor que há dentro das pessoas, dar oportunidades a todas suas as potencialidades interiores. É evidenciar o talento latente e o potencial criador.

 

Toda a atividade que busca desenvolver as pessoas deve assegurar a oportunidade para que possam crescer a partir de suas próprias potencialidades.

 

Para desenvolver pessoas, não basta apenas dar-lhes informações. É preciso dar-lhes formação básica para que aprendam novas atitudes, novas ideias e conceitos para que modifiquem seus hábitos. Com isto há o enriquecimento da personalidade humana.

 

Para a eficácia e o desenvolvimento efetivo das pessoas três frentes devem ser cuidadas: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional.

 

O treinamento: o ser humano esta em constante aprendizado, mas é preciso oferecer os meios para que se solidifique o conhecimento adquirido. Não se pode escolher treinamentos de formas aleatórias, sem planejamento e foco. É preciso planejar o treinamento conforme às necessidades de cada individuo.

 

Desenvolvimento: pensar as pessoas em todos seus aspectos proporcionando que façam parte da cultura da organização e as ações sejam proativas e planejadas.

 

Desenvolvimento organizacional: É o estágio mais amplo e abrangente, refere-se ao modo como as organizações aprendem e se desenvolvem por meio da inovação e mudança.

 

Na era da informação o conhecimento passou a ser o recurso mais importante. Se o conhecimento é fundamental, a produção do conhecimento tornou-se a chave para o desenvolvimento.

 

O sucesso das organizações depende cada vez mais das oportunidades de aprendizado das pessoas que as integram e de um ambiente favorável ao desenvolvimento das suas potencialidades. Valorizar pessoas significa assegurar seu desenvolvimento, bem-estar e satisfação, criando práticas mais flexíveis e produtivas para atrair e reter talentos, bem como um clima organizacional participativo e agradável, que propicie um alto desempenho pessoal e organizacional.

 

Para entender de forma detalhada leia o e-bookGestão de pessoas e gestão de saúde e segurança no trabalho no link:http://www.txaidesenvolvimento.com.br/novo/ebooks.php?i=3

 

 

*Graduada em Administração de Empresas . Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Melhoria da Qualidade. Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos. Professional Coaching & Self Coaching. Diretora da TXAI Desenvolvimento. Contato: jaque@txaidesenvolvimento.com.br