Notícias

08/10/2020

Circuito Urbano 2020: evento do CORI-MG é selecionado

Conexão CORI-MG é incluído na programação de iniciativa do ONU-Habitat

A edição do Conexão CORI-MG desta quinta-feira, 15 de outubro, será muito especial. Com o tema “Reurb e desenvolvimento econômico pós-covid-19”, o evento foi selecionado para participar do Circuito Urbano, uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), que apoia a discussão sobre o futuro das cidades – em especial, questões que envolvem habitação.

Os interessados terão duas opções para acompanhar o debate: pelo aplicativo Zoom, com inscrição neste site – o link de acesso será enviado por e-mail; ou pelo canal do YouTube do Circuito Urbano, a partir das 19h30, no endereço eletrônico https://bit.ly/3kWVIHt.

O evento proporá um debate multidisciplinar sobre a utilização da Reurb como instrumento de desenvolvimento das cidades pós-pandemia, por meio da efetivação da segurança da posse e da moradia adequada com uso dos instrumentos legislativos, jurídicos e urbanísticos disponíveis.

Estarão presentes a diretora de Regularização Fundiária do CORI-MG, Michely Cunha; o líder comunitário em Paraisópolis (SP) e coordenador nacional do G10 das Favelas, Gilson Rodrigues; o arquiteto e Secretário de Habitação de Guarulhos (SP), Silvio Figueiredo; e o professor da UFMG e pesquisador da Fundação João Pinheiro, na qual coordena os Estudos sobre Déficit Habitacional no Brasil, Frederico Poley. A mediação será feita pela diretora de Regularização Fundiária do Registro de Imóveis do Brasil, Ana Cristina Maia.

Circuito Urbano

Criado em 2018 pelo ONU-Habitat no Brasil, o Circuito Urbano promove debates sobre os temas do Outubro Urbano – projeto criado para estimular a discussão entre os diversos setores interessados em tornar melhor a vida nas cidades. A ação possibilita que diferentes organizações inscrevam eventos que tratam de assuntos correlatos aos temas estabelecidos a cada ano pela agência das Nações Unidas no país.

Em decorrência da pandemia, a 3ª edição do evento será realizada de forma virtual, em parceria com os escritórios do ONU-Habitat em países africanos de língua oficial portuguesa (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe). Por isso, o Circuito Urbano 2020 terá o tema “Cidades Pós-COVID-19: Diálogos entre o Brasil e a África lusófona”. Os eventos deverão, ainda, aprofundar as temáticas escolhidas para o Dia Mundial do Habitat – “Habitação para todas e todos: um futuro urbano melhor” e para o Dia Mundial das Cidades – “Valorizando nossas comunidades e cidades”.