Notícias

16/03/2021

Cartório de Coronel Fabriciano registra Reurb em prazo recorde

Mais de 200 unidades foram registradas em menos de um mês

Vinte e três dias. Esse foi o tempo gasto pelo cartório de Imóveis de Coronel Fabriciano para registrar 247 unidades no bairro Santo Cruz, na sede da comarca. O registro dos processos foi concluído na primeira semana de março e é apenas a primeira etapa de um trabalho que prevê regularizar dois mil lotes. A expectativa é de um número muito maior em breve, pois parte do espaço territorial do município ainda se encontra em situação irregular.

Para que os procedimentos sejam concluídos com sucesso, é preciso seguir boas práticas. É isso o que sinaliza Vinícius Guimarães, oficial da comarca. Por se tratar de um grande núcleo urbano, o cartório orientou a divisão da Reurb em etapas, de modo a possibilitar que eventuais falhas pudessem ser ajustadas a tempo.

Outra questão importante diz respeito à condução dos atos é à participação do cartório – peça fundamental para a execução dos projetos. “É preciso estabelecer desde o início um acompanhamento próximo, estar disponível para orientar e ser acessível. Trata-se de um processo em que todos aprendem juntos”, afirma o registrador.

A mesma postura precisa ser adotada no atendimento à população. “As dúvidas e questionamentos feitos por quem precisa dos nossos serviços devem ser respondidas. Nosso papel é contribuir para que as soluções sejam identificadas”.

Enquanto atua para ajudar os clientes, o cartório também se empenha em resolver as pendências internas. À frente da serventia há pouco mais de três anos, o oficial está comprometido em melhorar o sistema registral da comarca, com tecnologia e qualidade. Exemplo disso é que todas as matrículas regularizadas são acompanhadas das imagens dos núcleos denominados.

E, como Vinícius ressaltou, elaborar respostas adequadas exige troca de conhecimento. Por isso, o CORI-MG também tem sido um instrumento de apoio essencial. “Ouvir a opinião dos colegas contribui para a solução dos casos”, conclui o registrador.