Notícias

01/09/2017

“Workshop sobre as inovações da Lei nº 13.465/2017” está com as inscrições abertas

Evento acontece nos 29 e 30 de setembro, na capital mineira. Tarifas diferenciadas para oficiais titulares

Neste mês, dias 29 e 30, a cidade de Belo Horizonte/MG sediará mais um evento importante para a classe notarial e registral mineira. O Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais irá realizar o “Workshop sobre as inovações da Lei nº 13.465/2017”. As inscrições já estão abertas no portal do CORI-MG, com tarifas especiais para oficiais titulares de cartórios. Também podem se inscrever outros interessados no tema: substitutos, escreventes, advogados, magistrados, estudantes etc.

A Lei nº 13.465, de 11 de julho de 2017, proveniente da Medida Provisória nº 759/2016, prevê novas regras para regularização fundiária rural e urbana e facilita a regularização de imóveis da União ocupados de forma irregular. Nesse sentido, o Workshop convidará especialistas e estudiosos da matéria para debaterem acerca dos seguintes assuntos: condomínio de lotes, legitimação fundiária, alienação fiduciária, inovações sobre Reurb, Guia Interativo sobre Regularização Fundiária, o papel e a forma de atuação do tabelião de Notas na usucapião extrajudicial, entre outros.

Diretor de Regularização Fundiária do CORI-MG e titular do Registro de Imóveis da Comarca de Itabira/MG, José Celso Vilela destaca que a Lei n. 13.465/2017 trouxe importantes alterações normativas, que devem ser conhecidas e discutidas por todos os registradores imobiliários. “Dentre as novidades, podemos citar o novo direito real de laje, a possibilidade de processamento extrajudicial da usucapião no silêncio do proprietário e todo um novo regramento a para a regularização fundiária urbana, que agora pode ter como palco inclusive áreas consideradas rurais por localização”.

A intenção do evento, segundo José Celso Vilela, é promover um debate qualificado sobre todas essas questões, trazendo grandes especialistas para viabilizar a ampla, mas segura, utilização dos novos instrumentos. Nos próximos dias, será divulgada a programação completa.

Inscreva-se! 

Fonte: CORI-MG