Notícias

10/07/2017

Projeto social patrocinado pela Serjus-Anoreg/MG e apoiado pelo CORI-MG é destaque em evento de dança

O Projeto Passos para um Futuro, idealizado pelo presidente da Serjus-Anoreg/MG, conta com o apoio da entidade e do CORI-MG

Com cerca de 500 bailarinos, o tradicional evento Diversidade em Dança levou ao público apresentações dos mais variados estilos de dança no último final de semana. Realizado pelo Núcleo de Arte e Dança no Espaço Acadêmico Cultural Fernando Sabino, na UFV, o espetáculo contou com a participação de grupos profissionais e amadores, estudantes, coreógrafos, pesquisadores e amantes da arte. Na ocasião, chamou a atenção dos presentes a coreografia das meninas de um projeto social de Viçosa.

Idealizado pelo presidente da Serjus-Anoreg/MG, deputado Roberto Andrade, o Projeto Passos para um Futuro teve início em 2013, no Centro Municipal de Educação Doutor Januário Andrade Fontes, para dar oportunidade a alunos que normalmente não teriam acesso a aulas de dança e percussão. Em 2014, a iniciativa foi levada para a Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (Apov), no bairro Nova Viçosa. Atualmente, o projeto atende a quase 300 crianças e adolescentes e tem descoberto talentos. A iniciativa conta com o apoio da entidade e do CORI-MG.

Um deles é a bailarina Maria Júlia, de 10 anos, que vem se destacando por sua performance e recentemente foi selecionada para representar Viçosa no Festival de Dança de Joinville, evento que reunirá, neste mês de julho, milhares de dançarinos de todo o país.

O deputado Roberto Andrade esteve no evento e elogiou a apresentação das dançarinas. “Foi muito gratificante ver as meninas do Passos para um Futuro participando de uma apresentação ao lado de grupos consagrados no cenário estadual e nacional. Fico feliz por ver o quanto as dançarinas do projeto estão evoluindo”, disse. Elas apresentaram a coreografia Rosas Encantadas, da professora Mônica Barbosa.

Diversidade e filantropia

Por ter a diversidade como tema central, o evento teve coreografias de balé clássico, jazz, danças urbana, danças brasileiras e dança contemporânea, apresentadas por grupos de várias partes do estado.

Os grupos Êxtase de Dança Contemporânea, Êxtase de Danças Clássicas, Impacto, Os Atuais e Distrito k, todos da microrregião de Viçosa, marcaram presença no Diversidade em Dança. Os grupos Encruza e Jovem Arte & Passo, de Belo Horizonte, também participaram. Pela primeira vez se apresentou em Viçosa o Real Esporte Clube, de João Monlevade.

Além de ter oferecido entrada gratuita para o público, o evento angariou alimentos para entidades ligadas aos Parceiros do Bem.

Fonte: Serjus-Anoreg/MG