Notícias

16/06/2017

Parceria entre CORI-MG e INCRA-MG visa beneficiar produtores rurais

Na última sexta-feira (9/6), membros do Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais e da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais reuniram-se, em Belo Horizonte, para discutir, entre outros assuntos, sobre nivelamento de procedimentos quanto à descaracterização de imóveis rurais, diante dos novos normativos; Sistema de Gestão Fundiária (Sigef); e georreferenciamento e certificação.

Participaram da reunião, representando o CORI-MG, Ana Cristina de Souza Maia (membro do Conselho Deliberativo e registradora de imóveis em Mariana) e Afonso Celso Bretas de Vasconcelos (registrador de imóveis em Buritis). Pelo Incra, participaram Robson de Oliveira Fonzar (superintendente regional do Incra), Luci Rodrigues Espeschit (chefe substituta da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra) e os servidores Rosário Dehon Cesar Mota, Mauro Rodrigues dos Reis e André Luiz Freitas Castro.
 
Para Ana Cristina, a parceria entre o CORI-MG e o Incra é muito importante, pois possibilita a realização dos atos de registro, de averbação, que são praticados pelo Colégio, além de facilitar o atendimento das partes, para que elas tenham seus problemas resolvidos com mais agilidade. “Essas reuniões objetivam melhorar a comunicação, criar e uniformizar procedimentos, sempre em busca da excelência do atendimento ao nosso usuário”.

A registradora de Mariana acrescenta, ainda, que o trabalho criado entre o CORI-MG e o Incra propôs a criação de um fórum permanente, para que as duas entidades estejam sempre em diálogo, buscando o alinhamento do entendimento e do discurso. “Melhorar a comunicação entre as instituições é, sem dúvida, o nosso maior ganho. Essa já é a nossa segunda reunião e, muito provavelmente, teremos mais um ou dois encontros, antes da criação do fórum. Como temos algumas pendências mais urgentes, só após essas reuniões que o fórum começara a acontecer com periodicidade”, disse.

Robson Fonzar, superintendente do Incra, ressaltou que a aproximação com o CORI-MG é bastante pertinente, uma vez que viabiliza o diálogo. “Essa parceria auxilia no nosso entendimento sobre algumas questões, de forma a nivelar as informações entre as duas entidades. Dessa forma, o nosso usuário comum, produtores rurais, é beneficiado”.

A maior parte dos assuntos tratados na reunião foi referente a dúvidas habituais. “O Incra deve disponibilizar ao CORI-MG acesso às suas informações e vice e versa. Acredito que essa troca será o maior produto do trabalho que temos construído junto ao CORI-MG”, destacou.

Fonte: CORI-MG