Notícias

24/03/2017

IV Encontro Regional do CORI-MG reúne cerca de 150 congressistas

Na semana passada, dias 17 e 18 de março, cerca de 150 pessoas estiveram reunidas na cidade de Juiz de Fora, Sudeste do Estado de Minas Gerais, para a quarta edição do Encontro Regional do CORI-MG. O primeiro evento da atual gestão reuniu registradores imobiliários, advogados, autoridades, funcionários de cartórios e demais interessados em assuntos referentes ao Registro de Imóveis brasileiro. Participaram congressistas do Estado do Espírito Santo, de Rondônia e de 56 cidades mineiras.
 
O presidente do CORI-MG, Fernando Pereira do Nascimento, deu início ao seu discurso de abertura com um especial agradecimento aos que confiaram na chapa União e Fortalecimento, eleita para o mandato 2017-2018. “Iniciamos o ano com muitos projetos. Fundado há quase três anos, o CORI-MG nasceu para ter uma posição central nas decisões do Registro de Imóveis, ou seja, não somos uma simples associação. Precisamos, por essa e outras razões, trabalhar na modernização do nosso campo de atuação, sem nos afastar da segurança e das raízes sólidas. Temos realizado e participado de dezenas de reuniões com entidades ligadas ao setor imobiliário. Planejamos e estamos trabalhando para cumprir os compromissos assumidos. A tarefa não será fácil, mas temos pessoas competentes ao nosso lado, colegas de trabalho, e uma equipe de colaboradores comprometida”.
 
A imagem dos cartórios e a confiança dos brasileiros nas atividades extrajudiciais também foram destacadas por Fernando do Nascimento, que apresentou o resultado da pesquisa do Datafolha, realizada no final de 2015, onde os cartórios foram eleitos como a instituição mais confiável do país – dentre todas as organizações públicas e privadas – e do relatório Doing Business, produzido pelo Banco Mundial, indicando que o custo de transmissão de imóveis no Brasil é o menor comparado aos praticados nos países ricos e da média da América Latina.
 
“Todos sabem o valor da atividade cartorária para a sociedade e segurança jurídica. Conseguimos entregar aos usuários serviços mais rápidos e de superior qualidade ao que é oferecido por qualquer órgão público”, lembrou Fernando do Nascimento, ao mencionar que o ministro do STF Marco Aurélio de Mello definiu os serviços notariais e de registro como verdadeiras oficinas da segurança jurídica.
 
 
Também titular do 1º Registro de Imóveis de Belo Horizonte, Fernando do Nascimento ressaltou, ainda, a importância do trabalho em equipe, da colaboração entre os registradores imobiliários, do compartilhamento de informações, da ajuda mútua e do registro eletrônico de imóveis. “A sociedade clama por novas formas de interação com os usuários. Precisamos entregar os serviços com a mesma qualidade, credibilidade e segurança, características próprias e históricas dos cartórios, mas com agilidade e eficiência. A ideia é tratar os cartórios como empresas e aplicar técnicas empresariais de gestão e administração. E um dos compromissos do CORI-MG é fomentar a qualidade nas serventias”.
 
A CRI-MG conta, atualmente, com 320 cartórios operando pela plataforma. Esse modelo, segundo Fernando do Nascimento, deixou de ser uma tendência para se tornar realidade, com expectativa de rápida expansão. “A Central é uma das principais ferramentas para modernização dos cartórios, além de suprir a falta de centralização de informações, que já começava a ameaçar a atividade. Ela está em pleno funcionamento, mas temos de fazê-la funcionar em todos os aspectos”.
 
Na oportunidade, Fernando do Nascimento adiantou que os próximos eventos, com o intuito de capacitar o setor para se modernizar e atender às novas exigências normativas da atividade, já têm datas e locais previstos: V Encontro Regional (23 e 24/6 – Governador Valadares) e o III Encontro Estadual (24 e 25 de novembro – Belo Horizonte).
 
Também compuseram a mesa da solenidade de abertura o vice-presidente do CORI-MG, Francisco José Rezende dos Santos (4º RI de BH); a diretora do Departamento de Cursos, Congressos e Eventos do CORI-MG, Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto (RI de Brumadinho); e o presidente da Serjus/Anoreg-MG, deputado Roberto Dias de Andrade.
 
 
Fonte: CORI-MG