Notícias

08/06/2017

Incra prepara atividades em assentamentos de Uberlândia/MG

O superintendente regional do Incra em MG, Robson de Oliveira Fonzar, se reuniu, na última terça-feira (6), com a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos de Uberlândia (MG), Walkiria Naves, para apresentar a programação de ações da autarquia prevista para o município.

No próximo mês, uma equipe de servidores do Incra deve iniciar os trabalhos de atualização cadastral e levantamento ocupacional para fins de titulação do assentamento Nova Tangará, localizado em Uberlândia.

O gestor do Incra explicou que serão atendidas famílias homologadas na Relação de Beneficiários e passíveis de receberem o título definitivo de seu lote. “Nosso objetivo é organizar a documentação e realizar vistorias necessárias ao parecer técnico para a titulação desses assentados”, acrescentou Fonzar.

Ele afirmou que o apoio da prefeitura é importante porque oferece suporte às atividades dos servidores, uma vez que a administração local está mais próxima dos assentados.

Em Uberlândia, existem 14 assentamentos federais, com capacidade para 815 famílias. A secretária municipal destacou o empenho do Incra e a forma diferenciada de atuação para titular beneficiários da reforma agrária, disponibilizando corpo técnico e salas para os serviços.

“Enquanto os agricultores não têm a posse de sua terra, não se sentem produtores porque não têm condições de acessar crédito. Com a posse, vão se tornando independentes, ampliam sua produção, geram renda, comercializam e movimentam o mercado local, gerando desenvolvimento”, analisou Walkiria.

Ainda, durante a reunião, o analista em desenvolvimento e reforma agrária do Incra/MG, Marcelo Gonçalves da Silva, mostrou o projeto inicial de Gestão Integrada de Informações da Reforma Agrária (GIIRA), em estudo por um grupo de servidores da regional. A ideia é disponibilizar futuramente, em ambiente web, mapas com dados cadastrais e informações sobre produção, restrições ambientais, infraestrutura, créditos, entre outras, relacionadas aos assentamentos.

Além disso, foi mencionada a instalação da unidade avançada do Incra em Uberlândia que está em tramitação junto à presidência do Instituto.

Fonte: Incra