Notícias

02/05/2017

Incra: Assentados mineiros recebem títulos provisórios dos lotes

Famílias de 30 assentamentos de Minas Gerais receberam, em abril, os Contratos de Concessão de Uso (CCUs) do lote – documento que antecede o título definitivo da terra. Durante o mês, equipes da superintendência regional do Incra entregaram 200 CCUs em diferentes regiões do estado, totalizando 465 contratos distribuídos desde o início do ano.

José Batista da Silva foi um dos 28 agricultores do assentamento Morro Grande (localizado em Ibiá, no Triângulo Mineiro) que comemorou o contrato de concessão de uso de sua parcela, recebido há duas semanas. “Eu chegava nos lugares e não conseguia fazer cadastro. A primeira coisa que vou fazer é o talão do produtor em meu nome, porque faz falta demais para comprar adubo e sementes e para vender a produção”, comenta ele, que espera ampliar de 90 para 400 sacos de milho colhidos este ano.

Em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte), 18 famílias do assentamento Dois de Julho receberam o CCU no último dia 18. “É um documento que tem muita utilidade, porque comprova que estamos na terra. Vai auxiliar no meu pedido de aposentadoria”, afirma a assentada Maria Zulmira Pereira da Silva, aos 69 anos.

Ela acrescenta que o contrato, juntamente com a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), também facilita a comercialização de produtos em mercados institucionais e no comércio local. Maria Zulmira e o marido José cultivam hortas, mandioca, milho e feijão.

Entre janeiro e abril, o setor de Serviço de Desenvolvimento do Incra/MG expediu 559 CCUs – a meta é emitir 4 mil contratos no estado até o final do ano. Confira abaixo as áreas de reforma agrária onde houve agricultores beneficiados.

Garantias

O Contrato de Concessão de Uso transfere o imóvel rural ao beneficiário da reforma agrária em caráter provisório e assegura aos assentados o acesso à terra, aos créditos disponibilizados pelo Incra e a outros programas do governo federal.

O documento tem validade de cinco anos, a contar da data de sua emissão. José Divino Ferreira do Amaral, presidente da associação do assentamento Dois de Novembro, estava com o contrato vencido há aproximadamente três anos e pretende utilizar o CCU atualizado para reiniciar a produção leiteira em seu lote. “Parei porque não tinha mais condições financeiras, não conseguia financiamento no banco. O projeto é acessar o Pronaf para fazer cerca, melhorar as benfeitorias e comprar gado”.

O contrato concede o uso do lote ao assentado mediante 13 cláusulas que exigem a residência fixa da família na parcela, bem como sua correta exploração produtiva, respeitando áreas de preservação permanente e de reserva legal, conforme legislação vigente. O CCU também proíbe a venda ou transferência do lote a terceiros.

 

 Entrega de CCUs em abril

Assentamento

Município

Bela Vista

Itaobim

Boa Vista

São Francisco Sales

Buriti da Conquista

Paracatu

Canadá

Jaíba

Correntes

Várzea da Palma

Das Pedras

Brasilândia de Minas

Dois de Julho

Betim

Dois de Novembro

Patos de Minas

Douradinho II

Prata

Elza Estrela

Brasilândia de Minas

Grota do Escuro

Juvenília

Ira Aguiar

Santa Maria do Suaçuí

Irmãos Fritz

Teófilo Otoni

Jerusalém

Rubim

José dos Anjos

Uberlândia

Limeira

Buritizeiro

Manuel Ferreira Alves

Jampruca

Maringá Monte Castelo

Uberaba

Mário Pereira

Brasilândia de Minas

Morro Grande

Ibiá

Nosso Orgulho

Lagoa Grande

Participação

Lagoa Grande

Renovação

Lagoa Grande

Rio do Peixe

Veríssimo

Santa Rosa

Paracatu

São Cristóvão

Paracatu

Sol Nascente

Capitão Enéas

Tanque Rompe Dias

Várzea da Palma

Vaca Preta

Montalvânia

XV de Novembro

Paracatu

 

Fonte: Incra