Notícias

06/05/2015

“Hoje, temos uma instituição dedicada ao Registro de Imóveis em Minas e o resultado deste trabalho será o fortalecimento da nossa classe”

No dia 13 de junho de 2014, há quase um ano, nascia o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais, o CORI-MG. Assumimos a missão de criar uma entidade, de representação específica dos registradores de imóveis mineiros, pois, há muito tempo, reconhecíamos a necessidade de defesa da autonomia da atividade e de apoio jurídico aos colegas registradores. Entre os nossos principais objetivos estão busca da uniformização de procedimentos e o fomento ao desenvolvimento científico do Direito Registral Imobiliário.

 

O CORI-MG tem trabalhado com o objetivo de discutir os principais assuntos ligados ao Registro Imobiliário, como a regularização fundiária e o registro eletrônico, buscando soluções para a aplicação prática dos temas, tendo sido editadas várias súmulas sobre assuntos referentes ao procedimento Registral imobiliário. 
Nossa intenção é de que o Colégio Registral tenha imprescindível participação na implementação do registro eletrônico, previsto na Lei nº 11.977/2009. Este sistema consistirá em um novo marco nas atividades dos cartórios de Registro de Imóveis, alterando substancialmente a maneira como são prestados os serviços à população, oferecendo mais agilidade nos serviços, aliada à segurança.

 

Em quase um ano de trabalho, promovemos três seminários com a presença marcante dos registradores imobiliários mineiros, que tiveram a oportunidade de expor dificuldades e de discutir questões em grupo.

 

Graças ao trabalho incansável desta primeira diretoria, o CORI já conta com 248 associados e a nossa meta é buscar a totalidade dos registradores imobiliários de Minas Gerais.

 

Temos um longo caminho pela frente, mas os primeiros e mais importantes passos já foram dados. Hoje, temos uma instituição dedicada ao Registro de Imóveis em Minas e o resultado deste trabalho será o fortalecimento da nossa classe e a melhoria constante dos serviços que prestamos à população.

 

Francisco José Rezende dos Santos
Presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais