Notícias

12/05/2017

Reuniões entre CORI-MG e Sinduscon-MG estreitam relacionamento entre o Registro de Imóveis e as construtoras


 

Nos meses de março e abril, o Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais e o Sindicato da Construção – Sinduscon-MG reuniram-se quatro vezes, em Belo Horizonte, com o objetivo de estreitar o contato entre os cartórios de Registro de Imóveis mineiros e as construtoras. Nos encontros, tem sido possível, por exemplo, identificar as questões que dificultam o encaminhamento de documentos registrais apresentados pelas empresas, para que o Colégio possa orientá-las acerca da forma considerada mais correta, padronizando procedimentos e agilizando os registros.
 
Membro do Conselho Fiscal e registrador de imóveis em Vespasiano, Luciano Dias Bicalho Camargos explica que, de igual forma, o CORI-MG empenhou-se em identificar pontos que, no entendimento das construtoras, têm dificultado o procedimento registral. “Fazemos a análise desses aspectos e estamos criando uma checklist em conjunto para que os registros sejam agilizados”.




 

 Luciano acrescenta que esse é o primeiro objetivo dessa parceria, que tem como propósito, a médio e longo prazo, colocar os principais players desse mercado (cartórios e construtoras) em sintonia, visando um trabalho mais célere e com a necessária segurança jurídica. Também estão envolvidos nesse projeto o presidente do CORI-MG, Fernando Pereira do Nascimento (1º RI Belo Horizonte); o membro do Conselho Deliberativo Danilo de Assis Faria (RI Lagoa Santa); a membro do Conselho Fiscal Keziah Alessandra Vianna Silva (RI Brumadinho) Pinto; e a oficial substituta CRI Nova Lima, Melila Barroso.

Fonte: CORI-MG