Notícias

26/08/2015

CORI-MG divulga o quinto artigo sobre critérios de avaliação do PQTA 2015

O Boletim do CORI-MG já divulgou quatro artigos referentes aos requisitos de gestão que serão avaliados no PQTA 2015. Em edições anteriores, foram publicados textos com os temas “Quebrando paradigmas”, “Estratégia”, “Gestão Operacional” e “Pessoas”. Serão, ao todo, oito artigos escritos pela administradora de empresas e diretora da Txai Desenvolvimento, Jaqueline Feltrin*. Confira, nesta edição, artigo sobre o requisito “Gestão socioambiental”.

 

Gestão socioambiental: responsabilidade de todos

Nas organizações, a convivência com a mudança, virou rotina, o novo cenário de globalização e competição exige mudança de atitudes, valores e processos. Em contrapartida, o desequilíbrio da natureza vem tornando os recursos cada vez mais escassos e valiosos. Isso vem de encontro à necessidade de uma nova postura organizacional no uso consciente dos recursos naturais ainda disponíveis. Essa nova tendência traz consigo alguns conceitos como desenvolvimento sustentável, eco eficiência e responsabilidade socioambiental. Para que as ações se concretizem, as práticas devem estar integradas ao cotidiano das organizações, dos indivíduos nela inseridos e ainda na sociedade.

Tais conceitos ajudarão a entender como as organizações podem se comprometer na redução dos impactos ambientais na produção de seus produtos e serviços, nos resíduos que produzem para a manutenção da sua estrutura, na responsabilidade pela procedência de seus insumos e por fim, no descarte. Toda organização deve orientar sua atuação com base em seu relacionamento ético e transparente com todas as partes interessadas, visando ao desenvolvimento sustentável.

 

A organização é socialmente responsável quando vai além da obrigação de respeitar as leis, pagar impostos e observar as condições adequadas de segurança e saúde para os trabalhadores, e faz isso por acreditar que assim será uma organização melhor e estará contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

 

Embora ainda estejamos distantes dessa mudança, o cenário atual nos obriga a repensar nossas práticas em relação ao meio ambiente e a importância de atitudes consciente de forma que acompanhe a evolução do planeta e da sociedade. As organizações têm cenários também de grandes aprendizagens e ocupam um papel primordial no que diz respeito a mudança de posturas relacionadas ao meio ambiente.

 

 Elas devem ser significativas e dotadas de condutas organizacionais que visam à responsabilidade socioambiental, fica claro que fortalecendo as ações de planejamento estratégico, colaborando para moldar os comportamentos nos negócios, as atitudes das lideranças e consequentemente, dos seus liderados, gerarão uma onda de mudanças positivas, promovendo assim, um cenário melhor para que as organizações e sociedades possam prosperar,  mas conscientes que preservar é uma obrigação de todos!

 

Para aprofundar neste assunto, acesse o E-book :  “ Gestão Socioambiental”, no link http: //www.txaidesenvolvimento.com.br/novo/ebooks.php?i=5

 

*Graduada em Administração de Empresas . Pós-graduada em Gestão de Pessoas. Especialista em Melhoria da Qualidade. Pós-graduada em Dinâmica dos Grupos. Professional Coaching & Self Coaching. Diretora da TXAI Desenvolvimento. Contato: jaque@txaidesenvolvimento.com.br