HomeNotíciasCNJ fará inspeção de rotina no TJMG

Notícias



Geral


CNJ fará inspeção de rotina no TJMG


11 de setembro de 2017

Uma equipe da Corregedoria Nacional de Justiça estará em Belo Horizonte e no interior do estado no período de 18 a 27 de setembro, para uma inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A atividade é parte das atribuições do órgão, que é sediado em Brasília e integra o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Haverá atendimento ao público no dia 22, sexta-feira, na Avenida Afonso Pena, 4001, Serra, em Belo Horizonte.

A Corregedoria Nacional fiscaliza, nas diversas cortes do País, os serviços judiciais e administrativos, os de tecnologia da informação e os cartórios extrajudiciais. Na ocasião das inspeções de rotina, é possível também trocar experiências, rever rotinas de trabalho, receber reclamações e sugestões e identificar boas práticas que possam ser replicadas em nível nacional.

Sua função é a “apuração de fatos relacionados ao conhecimento e à verificação do funcionamento dos serviços judiciais e auxiliares, das serventias e dos órgãos prestadores de serviços notariais e de registro, havendo ou não evidências de irregularidades” (artigo 48 do Regimento Interno do CNJ).

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, destacou que a comitiva de Brasília é bem-vinda, pois vem realizar um trabalho em prol do cidadão e da melhoria dos serviços prestados pela Justiça. “Recebemos a iniciativa com muita tranquilidade e abertura. Uma importante função das corregedorias sempre foi orientar e apontar soluções para eventuais equívocos e, além disso, essa é uma medida que promove a transparência”, declarou.

A equipe liderada pelo corregedor nacional, ministro João Otávio de Noronha, é composta pela conselheira Daldice Maria Santana de Almeida, por dois desembargadores, nove juízes auxiliares e 14 servidores da Corregedoria Nacional de Justiça. São 12 grupos, liderados por um magistrado e um técnico, que serão acompanhados por integrantes do Judiciário mineiro.

Na capital, além de irem a varas cíveis, criminais, empresariais, de registro público, de família, de tóxicos, da infância e da juventude, de sucessões e ausências, de execuções criminais, da fazenda pública e do Tribunal do Júri, eles estarão no edifício sede, na Corregedoria-Geral de Justiça, no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc-BH), no Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e na Central de Conciliação de Precatórios (Ceprec).  

A comitiva da Corregedoria Nacional de Justiça deverá visitar 17 comarcas: Barbacena, Belo Horizonte, Betim, Conselheiro Lafaiete, Contagem, Governador Valadares, Itabirito, Juiz de Fora, Montes Claros, Nova Serrana, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sete Lagoas, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Vespasiano. Ao todo, serão percorridas, 71 varas.

A última visita ao Judiciário de Minas Gerais foi realizada em 2012. Veja relatório. Neste ano, a Corregedoria Nacional já esteve nos Tribunais de Justiça do Amapá, do Amazonas, do Distrito Federal e Territórios, do Espírito Santo, de Pernambuco, do Pará, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte.

Desde outubro de 2008, a Corregedoria já inspecionou 33 órgãos, entre tribunais de justiça estadual, federais, do trabalho e de justiça militar.

Fonte: TJMG




Tags:


OUTRAS NOTÍCIAS


  • Geral

    21 de novembro de 2017

    Confira a programação do III Encontro Estadual do CORI-MG

    + Continue lendo
  • Geral

    19 de novembro de 2017

    Rejeitado projeto que amplia divulgação de leilão para venda de imóveis públicos

    + Continue lendo
  • Geral

    18 de novembro de 2017

    Nova titular de cartório é isenta de responsabilidade por débitos trabalhistas de ex-empregado

    + Continue lendo
  • Geral

    18 de novembro de 2017

    ALMG: Projeto que assegura previdência estadual a serventuários é aprovado por comissão

    + Continue lendo

Receba o Boletim do CORI-MG

Newsletter