HomeBoletim do Cori-MGEdição Nº 55

Boletim do Cori-MG


Edição Nº 55


Edição Nº 55 - ANO I - Belo Horizonte, 23 de Junho de 2017

Governador Valadares recebe congressistas de 34 cidades mineiras para o V Encontro Regional



Acontece hoje e amanhã (23 e 24/6), no município de Governador Valadares, interior de Minas Gerais, a quinta edição do Encontro Regional do CORI-MG. O evento reúne - entre registradores, notários, juristas, escreventes, advogados, estudantes, entre outros interessados no Direito Registral Imobiliário brasileiro – mais de cem congressistas de 34 cidades mineiras e, ainda, do Estado de Santa Catarina.  
 
A programação do evento traz os seguintes temas: “Postura política do oficial”, “A importância do princípio da acessoriedade no Direito Civil e algumas repercussões no Direito Notarial e Registral”, “Usucapião: aspectos práticos”, “Certificação de Imóveis Rurais – Sigef”, “Gestão e transformação”, “Ponderações tributárias acerca do art.103 do Código de Normas”, “Regularização fundiária”, “Apontamentos sobre processo administrativo e disciplinar dos registradores de imóveis de MG” e “Incorporação imobiliária: reflexões sobre o papel do registrador”.
 
Os palestrantes convidados pelo CORI-MG para apresentar as palestras são Sebastião de Barros Quintão, Alexandre Pimenta Batista Pereira, Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto, Marialice Souza Lima Campos, Jaqueline Pinheiro Feltrin, Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto, Ana Cristina de Souza Maia, Luciana Silva Camargo Silva, Jacinta de Lourdes de Faria Costa. 


Programação completa

V Encontro Regional do CORI-MG apoia projeto de responsabilidade social



O CORI-MG, empenhado em contribuir com projetos de responsabilidade social, irá arrecadar alimentos e itens de higiene pessoal na ocasião de seu V Encontro Regional, a ser realizado em Governador Valadares, amanhã e sábado (23 e 24/6). Nesta edição do evento, a instituição escolhida para receber doações é a Associação Santa Luzia, que necessita, com mais urgência, de leite, óleo, café, fralda geriátrica e materiais de limpeza. Os itens poderão ser doados na secretaria do evento em ambos os dias.
 
A primeira experiência desse projeto aconteceu no IV Encontro Regional, promovido em Juiz de Fora, no mês de março. Na oportunidade, o CORI-MG, em parceria com os congressistas, arrecadou toalhas de banho, toalhas de rosto, lençóis, fronhas, caixas de chá mate, pacotes de café, pacotes de biscoitos e sacolas ecológicas para a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer).

Sobre a Associação Santa Luzia
 
Em atividade desde 5 de abril de 1968, a entidade atende pessoas com deficiência física, visual, auditiva e mental de todas as idades. Os benefícios prestados pela associação são gratuitos e beneficiam mais de 100 internos, contando exclusivamente com a ajuda da comunidade para arcar com as despesas. Por esse motivo, a instituição sempre precisa de doações.


Saiba mais
 

Parceria entre CORI-MG e INCRA-MG visa beneficiar produtores rurais



Membros do Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais e da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais reuniram-se, no dia 9/6, em Belo Horizonte, para discutir, entre outros assuntos, sobre nivelamento de procedimentos quanto à descaracterização de imóveis rurais, diante dos novos normativos; Sistema de Gestão Fundiária (Sigef); e georreferenciamento e certificação.

Participaram da reunião, representando o CORI-MG, Ana Cristina de Souza Maia (membro do Conselho Deliberativo e registradora de imóveis em Mariana) e Afonso Celso Bretas de Vasconcelos (registrador de imóveis em Buritis). Pelo Incra, participaram Robson de Oliveira Fonzar (superintendente regional do Incra), Luci Rodrigues Espeschit (chefe substituta da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra) e os servidores Rosário Dehon Cesar Mota, Mauro Rodrigues dos Reis e André Luiz Freitas Castro.
 
Para Ana Cristina, a parceria entre o CORI-MG e o Incra é muito importante, pois possibilita a realização dos atos de registro, de averbação, que são praticados pelo Colégio, além de facilitar o atendimento das partes, para que elas tenham seus problemas resolvidos com mais agilidade. “Essas reuniões objetivam melhorar a comunicação, criar e uniformizar procedimentos, sempre em busca da excelência do atendimento ao nosso usuário”.
 
A registradora de Mariana acrescenta, ainda, que o trabalho criado entre o CORI-MG e o Incra propôs a criação de um fórum permanente, para que as duas entidades estejam sempre em diálogo, buscando o alinhamento do entendimento e do discurso. “Melhorar a comunicação entre as instituições é, sem dúvida, o nosso maior ganho. Essa já é a nossa segunda reunião e, muito provavelmente, teremos mais um ou dois encontros, antes da criação do fórum. Como temos algumas pendências mais urgentes, só após essas reuniões que o fórum começara a acontecer com periodicidade”, disse.

Robson Fonzar, superintendente do Incra, ressaltou que a aproximação com o CORI-MG é bastante pertinente, uma vez que viabiliza o diálogo. “Essa parceria auxilia no nosso entendimento sobre algumas questões, de forma a nivelar as informações entre as duas entidades. Dessa forma, o nosso usuário comum, produtores rurais, é beneficiado”.

A maior parte dos assuntos tratados na reunião foi referente a dúvidas habituais. “O Incra deve disponibilizar ao CORI-MG acesso às suas informações e vice e versa. Acredito que essa troca será o maior produto do trabalho que temos construído junto ao CORI-MG”, destacou.

 

 
face Contato Eventos Associe-se

EXPEDIENTE – BOLETIM ELETRÔNICO DO CORI-MG
Publicação eletrônica do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais

Diretoria
Fernando Pereira do Nascimento (presidente), Francisco José Rezende dos Santos (vice-presidente), Lilian Maria Gomes de Oliveira (secretária-geral), Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (tesoureiro).

Conselho Fiscal
Luciano Dias Bicalho Camargos, Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto e Humberto Gomes do Amaral.

Conselho Deliberativo
Ana Cristina de Souza Maia, Danilo de Assis Faria, Vander Zambeli Vale e Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa.

Produção editorial e gráfica
Part Comunicação

Nota de responsabilidade
O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo. As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do CORI-MG e dos editores deste informativo. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



    Outras edições



  • Edição nº 64

    13 de novembro de 2017

    Veja mais
  • Edição nº 63

    30 de outubro de 2017

    Veja mais
  • Edição nº 62

    17 de outubro de 2017

    Veja mais


Receba o Boletim do CORI-MG

Newsletter