HomeBoletim do Cori-MGEdição Nº 47

Boletim do Cori-MG


Edição Nº 47


Edição Nº 47 - ANO I - Belo Horizonte, 08 de Março de 2017

DIVULGADA PROGRAMAÇÃO DO IV ENCONTRO REGIONAL DO CORI-MG

Evento acontece nos dias 17 e 18 de março, em Juiz de Fora. Inscrições on-line encerram nesta sexta-feira, 10/3



A programação do IV Encontro Regional do CORI-MG já está no ar. Especialistas em Direito Registral Imobiliário Brasileiro foram convidados para debater temas importantes para a classe, tais como tributação sobre cartórios, regularização fundiária urbana, direito de laje, gestão, serviços prestados pelos registradores e notários, alienação fiduciária, loteamento.

Juiz de Fora, no Sudeste do estado e a 270 quilômetros da capital Belo Horizonte, foi a cidade escolhida para sediar o evento, que será realizado nos dias 17 e 18 de março. As inscrições on-line e com preços diferenciados encerram nesta sexta-feira, 10. Após a data, interessados só poderão se inscrever no local do evento (Victory Business), mediante disponibilidade, e com tarifas maiores. Oficiais titulares e prepostos contam com valores diferenciados e direito a acompanhante. Também podem se inscrever escreventes, auxiliares, estudantes, advogados etc.


Inscreva-se
 

17 de março 2017 – Sexta-feira
9h – ABERTURA
10h – TRIBUTAÇÃO SOBRE CARTÓRIOS
Daniel Giotti – Presidente do Instituto de Direito Tributário de Juiz de Fora e Região (IDT-JF e Região) e procurador da Fazenda Nacional.

Vander Zambeli Vale – Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Betim. Sócio fundador do IDT – JF e Região.
12h – ALMOÇO
13h30 – A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA NA MP 759/2016
José Celso Vilela de Oliveira – Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Itabira.
14h30 – O DIREITO DE LAJE NA MP 759/2016
Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto - Oficial de Registro de Imóveis da Comarca de Tarumirim. Mestre e Doutorando em Direito Privado pela PUC-MG. Pós-graduado em Direito Notarial e Registral Imobiliário pela Universidade Anhanguera-Uniderp.
15h30 - COFFE-BREAK
16h – GESTÃO E TRANSFORMAÇÃO
Fernando Pereira do Nascimento – Presidente do CORI-MG. Oficial de Registro de Imóveis do 1º Ofício de Belo Horizonte. Ingressou na atividade Notarial e Registral em 2001, atuando como Tabelião do 12º Ofício de Notas e Protesto do Distrito Federal. Também foi oficial do Registro de Imóveis de Passo Fundo/RS. É bacharel em Direito e pós-graduado em Direito de Trabalho e Previdenciário, Direito Notarial e Registral em 2004, e Direito Notarial e Registral em 2007. Foi vice-presidente do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais (CORI-MG) de 2014 a 2016
17h – EMPRESA SERAC E SOLUÇÃO DE DÚVIDAS POLÊMICAS SOBRE OS SERVIÇOS PRESTADOS PELOS REGISTRADORES E NOTÁRIOS
José Carlos Martins - Presidente do SERAC, especialista em Direito do Trabalho pela PUC-SP, contabilista e bacharel em Economia.

Contabilidade Especializada para Cartórios. Parceira do CORI MG. Folha de Pagamentos. Livro Caixa Fiscal. Preenchimento do DARF do Imposto de Renda. Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda. Livro Diário Auxiliar. DOI – Declaração sobre Operações Imobiliárias. Desenvolvimento de trabalho de execução de Obrigações Estaduais e Municipais. GRGFI - Geração de Riqueza em Gestão Financeira e de Investimentos. Auditorias: Trabalhista, Tributária, Financeira e outras, moldadas de acordo com a necessidade do cliente. Dúvidas sobre os serviços prestados.
18h – ASSEMBLEIA GERAL DO CORI-MG.
18 de março 2017 – Sábado
9h – PROCEDIMENTO DE INTIMAÇÃO EM ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIA – E-PROTOCOLO
PELA CRI-MG
Departamento de Uniformização do CORI-MG: Rafael Del-Fraro Rabêlo (Diretor), Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto (Oficial CRI Brumadinho), Andrea Baêta Rezende Santos (Oficial Substituta do 4º RIBH), Melila Barroso (Oficial substituta CRI Nova Lima), Lilian Maria Gomes de Oliveira (Oficial CRI Lajinha), Rafael Augusto Monty (Oficial CRI Pitangui), Fabiana Cristina Arthur da Cunha (Oficial CRI Arinos), Wellington Viana Júnior (Oficial CRI Varginha).

Fernando Pereira do Nascimento – Presidente do CORI-MG e oficial de Registro de Imóveis do 1º Ofício de Belo Horizonte.

Representante do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica de Minas Gerais – IRTDPJ.
11h – IMAGEM E DIGNIDADE – COMUNICAÇÃO E MARKETING INSTITUCIONAL PARA A CATEGORIA: Exposição de conceitos e técnicas. Apresentação de casos. Estratégias de afirmação e valorização: ferramentas para a qualidade profissional e dos serviços da categoria.
Alexandre Horta Maciel – Advogado e economista. Ex-Oficial Substituto do Registro de Imóveis de Caxambu. Ex-Diretor da Assessoria de Comunicação e Relações Institucionais do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região/MG. Ex-Representante da Justiça do Trabalho no Fórum Nacional de Assessores de Comunicação do Poder Judiciário e do Ministério Público da União. Ex-Coordenador do curso de Ciências Econômicas do Centro Universitário Newton Paiva. Ex-Professor de Direito nos cursos de Ciências Sociais do Centro Universitário Newton Paiva. Ex-Assistente de Comunicação e Relações Institucionais da Fiat do Brasil. Ex-Sócio Diretor da empresa Ação Institucional, com serviços prestados à Fiat do Brasil; MBR/Cia. Vale; Sesi-MG; Santa Mariana Participações; Vallé Agropecuária. Ex-Assessor Geral da Presidência do Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar em Minas Gerais. Perito Judicial da Justiça do Trabalho.
12h – ALMOÇO
13h30 – LOTEAMENTO FECHADO
Francisco José Rezende dos Santos – Vice-Presidente do CORI-MG. Oficial de Registro de Imóveis do 4º Ofício de Belo Horizonte. É diretor da Escola Superior de Notários e Registradores do Estado de Minas Gerais (Esnor). Foi presidente do Instituto de Registro de Imóveis do Brasil (IRIB), no período de 2010 a 2012. É o 1º secretário da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). Especialista em Direito Registral Imobiliário pela Pontifícia Universidade Comillas – Madri, Espanha. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Professor da PUC Minas e da Faculdade de Direito Milton Campos. Foi Presidente do CORI-MG de 2014 a 2016, da Associação dos Serventuários da Justiça do Estado de Minas Gerais – SERJUS de 1999 a 2007.
14h45 – PINGA-FOGO
15h45 – ENCERRAMENTO

 

 

 
face Contato Eventos Associe-se

EXPEDIENTE – BOLETIM ELETRÔNICO DO CORI-MG
Publicação eletrônica do Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais

Diretoria
Fernando Pereira do Nascimento (presidente), Francisco José Rezende dos Santos (vice-presidente), Lilian Maria Gomes de Oliveira (secretária-geral), Marcelo de Rezende Campos Marinho Couto (tesoureiro).

Conselho Fiscal
Luciano Dias Bicalho Camargos, Keziah Alessandra Vianna Silva Pinto e Humberto Gomes do Amaral.

Conselho Deliberativo
Ana Cristina de Souza Maia, Danilo de Assis Faria, Vander Zambeli Vale e Flavio Augusto Silva de Oliveira Costa.

Produção editorial e gráfica
Part Comunicação

Nota de responsabilidade
O Colégio Registral Imobiliário de Minas Gerais não assume qualquer responsabilidade pelo teor do que é veiculado neste informativo. As opiniões veiculadas não expressam necessariamente a opinião da diretoria do CORI-MG e dos editores deste informativo. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.

Direitos de reprodução
As matérias aqui veiculadas podem ser reproduzidas mediante expressa autorização dos editores, com a indicação da fonte.



    Outras edições



  • Edição nº 60

    20 de setembro de 2017

    Veja mais
  • Edição nº 59

    21 de agosto de 2017

    Veja mais
  • Edição nº 58

    28 de julho de 2017

    Veja mais


Receba o Boletim do CORI-MG

Newsletter